Associação Brasileira de Criadores de Bovinos
Curraleiro Pé-Duro

 
HOME
A ASSOCIAÇÃO
SRGCPD
A RAÇA
PUBLICAÇÕES
NOTÍCIAS
EVENTOS
LINKS
CONTATO
ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI
  ÁREA DOS SÓCIOS
  Esqueceu
sua senha?
 
  Galerias de fotos
Ambientes
Ambientes

As fotos falam por si mesmas. Os ambientes mais variados em que o gado Curraleiro Pé-Duro foi forjado – caatinga, cerrado, campos, carnaubais, cocais, baixões, agreste.

Bezerros e Bezerras
Bezerros e Bezerras

Os bezerros Curraleiro Pé-Duro nascem sem problemas de parto. Após pouco tempo estão ativos e com muita vitalidade. Desde cedo demonstram todas as qualidades inerentes à raça. Como podemos notar, a pelagem predominante é a vermelha.

Criadores
Criadores

Criadores da grande raça Curraleiro Pé-Duro, em encontros, palestras, dias de campo, exposições e em eventos de confraternização. Homens experientes e obstinados, que acreditam na raça, que não se deixam levar por modismos e que não abandonam suas tradições.

Eventos
Eventos

Foram exibidos caprinos das raças dorper, boer, Santa Inês; bovinos das raças Nelore, Quianina, Gir, Simental, Pé-duro, além de um bubalino e de cavalos da raça mangalarga marchador, entre eles o atual campeão brasileiro.

Fazendas
Fazendas

Casas de Fazendas, sedes de tradicionais criatórios da raça Curraleiro Pé-Duro.

Garrotas e Novilhas
Garrotas e Novilhas

Garrotas e novilhas que em pouco tempo estarão aptas a reproduzirem.

Garrotes e novilhos
Garrotes e novilhos

Garrotes e novilhos mostram cedo o potencial que trazem em sua genética.

Modo de Fazer
Modo de Fazer

As ferramentas de trabalho dos vaqueiros, vaqueiros em ação, cavalos nordestinos, cachorros de gado, currais de carnaúba ou de unha de gato, plantios de palma forrageira, roças de milho e mandioca, capoeiras, caatingas, outras matas nativas, baixões, açudes, pastos de campos nativos, o sistema de duplo pasto – o mimoso no inverno, o agreste no verão – todo um modo de criação do Curraleiro Pé-Duro.

Rebanhos
Rebanhos

Amostras de vários rebanhos do Piauí, Maranhão, Minas Gerais, Tocantins, Goiás e DF. Constata-se, apesar de variações de pelagens, uma uniformidade racial, um padrão perfeitamente mantido e que vem de longa data, quase sem seleção, a não ser a natural. Cabe a técnicos e criadores tentar aprimorar as mais diversas qualidades apresentadas, dependendo dos objetivos que cada criador busque, sem, no entanto, mudar ou perder as ótimas características de que são possuidores.

Técnicos
Técnicos

ossos competentes e dedicados técnicos, sem os quais o trabalho da ABCPD não seria possível. Reúnem grande conhecimento da raça Curraleiro Pé-Duro, de outras raças e plantas nativas do Nordeste e Centro-Oeste, da problemática da seca e da agropecuária brasileira como um todo.

Touros
Touros

Reprodutores importantes na história passada e atual da raça, de vários criadores e regiões, submetidos ao duro clima do Nordeste. Docilidade, longevidade, rendimento de carcaça e, sobretudo, resistência às adversidades de clima e de pasto.

Vacas
Vacas

Aqui, exemplares de algumas fazendas, em diversas situações de pastagens, mas todas criadas de maneira rústica, seja em caatinga, cerrado, agreste, capim mimoso ou em outros pastos nativos. Umas poucas, em pastos cultivados. Docilidade, fertilidade e habilidade materna comprovadas sob as mais duras condições.

Vaqueiros
Vaqueiros

em o vaqueiro, com seu cavalo e seu cachorro, a criação de gado Curraleiro Pé-Duro não existiria. Os quatro fazem parte da história do Nordeste e do Centro-Oeste brasileiros, da colonização de nossos sertões, do ciclo do couro e do boi, do modo de criar desta raça tão importante.

 
ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI
ABCPD - Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Curraleiro Pé-Duro
Rua Governador Artur de Vasconcelos nº 150, Sala 206. CEP: 64001-450
Teresina - PI. Tel: (86) 3226-1005 9982-5241.

panet - Soluções em Internet
https://www.abcpd.com.br