Associação Brasileira de Criadores de Bovinos
Curraleiro Pé-Duro

 
HOME
A ASSOCIAÇÃO
SRGCPD
A RAÇA
PUBLICAÇÕES
NOTÍCIAS
EVENTOS
LINKS
CONTATO
ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI
  ÁREA DOS SÓCIOS
  Esqueceu
sua senha?
 
 Características Raciais
Origem e
História
Situação
Atual
Distribuição
Geográfica
Padrão
Racial
Características
Raciais
Características da Carne

LONGEVIDADE: as vacas e touros Curraleiro Pé-Duro são sabidamente longevas. Há vacas produzindo aos 20 anos como esta da foto e que além de seu bezerro, criou mais dois em uma lactação!

Vaca Embrapa aos 20 anos alimenta 2

Bezerros e depois mais 1; mesma lactação!

 

FERTILIDADADE, PRECOCIDADE E HABILIDADE MATERNA: se bem alimentada, a vaca Curraleiro Pé-Duro produz anualmente um bezerro e, ao contrário do que se prega, começa a produzir cedo. Tem excelente habilidade materna, como o caso desta vaca abaixo e da anterior.

       

Exemplo de habilidade materna.                                            Jovem matriz c/ seu vigoroso bezerro ao pé.

 

PRODUTIVIDADE: uma vaca Curraleiro Pé-Duro de pequeno e médio porte necessita de pouca quantidade de comida para atingir a maturidade sexual e para entrar no cio. Como e de menor porte em relação a outras raças, pega cria mais cedo, pare mais cedo. Em um área necessária para alimentar 01 vaca de 360 a 400 Kg de peso vivo, pode-se criar 2 vacas de 180 a 200 Kg de peso vivo e estas últimas vão parir mais cedo, vão produzir 2 bezerros por ano, enquanto na mesma área, criando animal maior e mais exigente, a produção é de 1 bezerro/ano. As duas crias das vacas pequenas, se forem fêmeas, produzirão, no futuro, dois bezerros cada ao ano, e a outra fêmea produzirá apena um bezerro/ano e assim, sucessivamente. Conclusão: a produtividade de uma raça em comparação com outra, deve ser feita, não pela tomada do peso ou do tamanho individual de seus animais, mas pela produtividade dela em uma determinada área, ao longo de um determinado tempo, nas mesmas condições oferecidas. Com bons reprodutores e um programa de melhoramento conseguiremos animais de maior porte.

Touro Chumbinho – 700Kg!

 

RUSTICIDADE E RESISTÊNCIA: qualidade inegável da raça, que sobrevive como nenhuma outra à inclemência do clima, da seca nordestina, aos pastos pobres e que é ideal para ser produzida em Solos classificados como do tipo 5, aqueles que não se prestam a plantios agrícolas.

   

O ambiente onde claramente o Curraleiro Pé-Duro é superior: caatinga!

 

DOCILIDADE E FACILIDADE DE MANEJO: de pequeno a médio porte, em sua maioria, a raça é a ideal para pequenos pecuaristas, para criação na Agricultura Familiar, pois não exige grandes e caras instalações, como currais de grande porte, bretes e troncos. Tampouco exige o uso de cavalos de grande tamanho e de cara manutenção.

         

Saída e entrada nos currais sem dificuldades.

 
ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI
ABCPD - Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Curraleiro Pé-Duro
Rua Governador Artur de Vasconcelos nº 150, Sala 206. CEP: 64001-450
Teresina - PI. Tel: (86) 3226-1005 9982-5241.

panet - Soluções em Internet